TCC 2015

TCC 2015

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Palestra na FOB-USP, 09 de novembro de 2007.



COMO LIDAR E VENCER O ESTRESSE.
O estresse se apresenta em quatro fases: a fase de alerta, a fase de resistência, a fase de quase exaustão e a fase de exaustão. Vencer o estresse significa estar escolhendo ter uma vida com mais qualidade de modo a não chegar a sua fase final.

1- O que é o estresse?
Estresse é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar.

2- Quem pode ser atingido pelo estresse?
O estresse pode atingir qualquer pessoa, pois mesmo as mais fortes estão sujeitas a um excesso de fatores estressantes que ultrapassam sua capacidade física e emocional de resistir.

3- O que causa estresse?
Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Muitas mudanças na vida, mesmo que para melhor, quando ocorrem freqüentemente podem ter um efeito somatório de produzir estresse. São as fontes externas.
Há também o que chamamos de fontes internas de estresse que podem ter um efeito ainda maior no organismo, tais como os pensamentos, sentimentos e o nosso modo típico de reagir em certas situações.

4- Como lidar com o estresse?
Primeiro a pessoa deve identificar em qual fase do estresse ela está. Existem quatro fases no estresse: a fase de alerta, resistência, quase exaustão e de exaustão.

5- Como é a fase de alerta?
Na "fase do alerta", considerada a fase positiva do stress, o ser humano se entusiasma, se energiza através da produção da adrenalina; a sobrevivência é preservada e uma sensação de plenitude é freqüentemente alcançada.

6- Como é a fase de resistência?
É a segunda fase, a pessoa automaticamente tenta lidar com os seus estressores , mas se o stress continua presente por tempo indeterminado vem a "fase de resistência" que se inicia quando o organismo tenta uma adaptação devido à sua tendência a procurar o equilíbrio, a homeostase interna. Na "fase de resistência", as reações são opostas àquelas que surgem na primeira fase e muitos dos sintomas iniciais desaparecem, dando lugar a uma sensação de desgaste e cansaço.

7- E a fase de quase exaustão?
Se os fatores estressantes persistirem em freqüência ou intensidade, há uma quebra na resistência da pessoa e ela passa a "fase de quase-exaustão". Nesta fase, o processo de adoecimento se inicia e os órgãos que possuírem uma maior vulnerabilidade genética ou adquirida passam a mostrar sinais de deterioração com sintomas de resfriados, gripes, herpes, dentre outros.

8- E a quarta fase?
É a fase de exaustão. Em não havendo alivio para o stress através da remoção dos estressores ou através do uso de estratégias de enfrentamento, o stress atinge a sua fase final, a "fase da exaustão", quando doenças graves podem ocorrer nos órgãos mais vulneráveis, como enfarte, úlceras e psoríase, dentre outros. A depressão passa a fazer parte do quadro de sintomas do stress na "fase de quase-exaustão" e se prolonga na "fase de exaustão".

9- Como saber se estou estressada?
Perceba se você ultimamente está com sintomas: Psicológicos, Físicos ou Outros.

10- A pessoa que tiver um desses sintomas está estressada?
Não, é preciso ter vários desses sintomas, quanto mais sintomas assinalados, mais intenso está o seu nível de estresse.

11- O que fazer para vencer o estresse?
- Primeiro tenha calma, não se estresse, há meios de você aprender a lidar com o estresse de modo que, mesmo nos piores momentos, você possa manter sua saúde.
- Para equilibrar-se preste atenção, principalmente, para quatro áreas da vida: alimentação, exercício físico, relaxamento e aspectos emocionais.

12- Como deve ser uma alimentação anti-stress?
Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Procure orientação com profissional, medico ou nutricionista, para saber se deve evite gordura, chocolate, café, refrigerante e sal.

13- E na área dos exercícios físicos?
Caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes ajudam no combate ao estresse, sem esquecer de consultar o seu médico antes de começar a se exercitar.

14- E nas atividades de relaxamento, o que se pode fazer?
Quando relaxamos, o nosso corpo e mente têm a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas.
Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.

15- A outra área é a de estabilidade emocional, o que os psicólogos orientam?
Que se tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto, tente resolver um problema de cada vez ao invés de querer resolver todos de uma vez ou evita-los.
Ou seja, os pensamentos e também a falta de habilidade para resolver problemas criam vulnerabilidades e estas criam o estresse.
As pessoas ficam mais estressadas e vulneráveis quando estão:
1: frustradas - 2: com pressa - 3: na solidão - 4: no tédio - 5: na sobrecarga de trabalho - 6: na ansiedade - 7: na depressão - 8: na raiva - 9: quando crêem nos pensamentos distorcidos -10: no perfeccionismo -11: na aprovação-12: no negativismo.

15- Então o estresse tem cura?
Sim e qualquer pessoa pode aprender a controlar o estresse em sua vida, se recuperando e não tendo mais estresse excessivo.

16- O que você tem a dizer para aqueles que tem alguma doença ligada ao estresse?
Que procure um médico especialista na área afetada e também procure um psicólogo para saber as causas do estresse e descobrir como lidar com elas de modo a não se estressar mais no futuro.
****************************************
COMPLEMENTAÇÕES:
Quadro de verbalizações de cada vulnerabilidade:
Vulnerabilidade 1: A FRUSTRAÇÃOVerbalizações típicas de quem a tem:
"Não suporto quando as coisas não saem do jeito que antecipei.""Se não for deste jeito, não quero.""Prefiro não ir se não for onde escolhi."
Vulnerabilidade 2: A PRESSA
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Não me faça perder tempo.""É um desaforo me fazer esperar deste jeito.""Quando eu me atraso, fico extremamente irritado."
Vulnerabilidade 3: A SOLIDÃO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Não agüento ficar o fim de semana sem ver os amigos (namorado/a etc).""Tenho angústia de ficar só em casa.""Só vou para casa depois que minha mulher chegar em casa."
Vulnerabilidade 4: AO TÉDIO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Todo relacionamento que tenho fica chato depois de algum tempo.""Gosto do agito, de adrenalina, não gosto de repetir programas.""Não gosto de coisas monótonas, repetitivas, me dão nervoso."
Vulnerabilidade 5: A SOBRECARGA DE TRABALHO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Quando tenho muitos projetos para fazer fico até desnorteado.""Não consigo trabalhar bem se sei que tenho uma pilha de coisas para fazer.""Trabalhar todo dia até tarde sem descanso? De jeito algum, não agüento."
Vulnerabilidade 6: A ANSIEDADE
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Na véspera de algo importante, já fico com muita angústia, mesmo que saiba o que fazer.""Sempre que vou fazer algo novo ou conhecer gente nova me dá uma confusão na cabeça e demoro para me situar."
Vulnerabilidade 7: A DEPRESSÃO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Me dá desânimo pensar em enfrentar certas coisas, pois sei que minha energia é pouca.""Para quê batalhar tanto se nada tem graça?"
Vulnerabilidade 8: A RAIVA
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Vivo à mercê de qualquer um que me irrite, pois fico com muita raiva e perco o controle.""Não gosto de ter muito contato com gente, pois sei que vão fazer algo que me dará raiva."
Vulnerabilidade 9: A PENSAMENTOS DISTORCIDOS
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Todo mundo quer tirar vantagem de todos, por isto não se pode confiar em ninguém.""Quem teve infância ruim nunca vai ser feliz.""Essa pessoa nasceu neste Estado? É malandro."
Vulnerabilidade 10: AO PERFECCIONISMO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Tenho certeza de que vou encontrar erros neste relatório. Faça de novo antes de eu ler.""Tenho que olhar tudo, pois ninguém aqui faz nada direito.""Não dá para tirar férias, não confio em ninguém para fazer meu trabalho."
Vulnerabilidade 11: A APROVAÇÃO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Tenho que fazer tudo certinho, pois o que vão pensar de mim?""Precisei ficar até tarde trabalhando, pois meu chefe ia ficar chateado se soubesse que tinha que ir ao dentista logo depois do trabalho."
Vulnerabilidade 12: AO NEGATIVISMO
Verbalizações típicas de quem a tem:
"Cuidado, esse namoro pode não dar certo.""A laranja está bonita, mas deve estar azeda."
Para saber mais consulte: http://www.estresse.com.br/
Conheça os alimentos anti-estresse
Valéria Goulart, médica nutróloga e endocrinologista, estudiosa em terapia ortomolecular e estética médica, cita alguns os "alimentos campeões", fontes de nutrientes necessários no combate ao estresse:
Alface: a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.
Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.
Laranja: promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.
Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.

http://www.ctcbauru.com.br/ - Rua Aviador Gomes Ribeiro 17-38 – Altos – Bauru – SP – F: 3227 1473
Arnaldo Vicente