TCC 2015

TCC 2015

sábado, 11 de agosto de 2007

Como podemos combater os PANs





P.A.Ns são pensamentos automáticos negativos que temos todo o tempo em todos os lugares. Eles são espontâneos, pré-conscientes e podem ser acessados conscientemente. São eles que interferem diretamente, de modo negativo, nos tipos e nas intensidades de nossas emoções, reações físicas,motivações e comportamentos. São mais destrutivos que qualquer droga, lícita ou ilícita, que já existe ou existiu
.
O ponto fraco dos P.A.Ns é que eles são apenas uma equivocada representação da realidade. Quanto aparecem na consciência estão fundamentados , na maioria das vezes, apenas na s evidências que o confirmam. Ex: quando nos achamos incapazes lembramos apenas das vezes em que fomos incapazes, e esta redundância colabora para que o PAN seja compreendido como verdadeiro. A avaliação desconsidera as possíveis evidências que possas não apoiá-los.

Porque criar o GACEC PANs?
Grupo – os PANs estão em todas as pessoas.
Amigos – desenvolver e alcançar uma meta saudável comum.
Evidências - fundamentar nossa ação no real.
Contra - complementar a percepção do real.
PANs- viciam e adoecem pessoas de todas as idades.

Arnaldo Vicente


Faça parte do GACECPANs, envie email para arnaldo@ctcbauru.com.br.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O conteúdo dos P.A.Ns.




Nossas cognições, ou sejam, nossos pensamentos, idéias, crenças, valores, sensações e imagens resultantes do que percebemos interna e externamente compõem os P.A.Ns.


Ao identificar nossas cognições podemos analisá-las e verificar se estão coerentes com a realidade.


Exemplo: Podemos dizer que temos um relacionamento horrível, insuportável com alguém, mas não conseguimos nos separar desta pessoa, que continuamos com ela e que isto nos deixa triste e desesperançoso.


Podemos verificar se o relacionamento é mesmo horrível durante o tempo todo ou se apenas em alguns momentos. Podemos verificar se estes momentos são mais importantes que aqueles em que estamos nos relacionando bem ou razoávelmente bem.


Podemos nos perguntar se é mesmo verdade que não suportamos os momentos de insatisfação ou se na verdade somos menos vulneráveis do que imaginamos.


Podemos nos perguntar o que queremos neste relacionamento, que meta nos motivou a iniciá-lo e quanto está meta é prejudicada pelos momentos ruins e beneficiada pelos bons momentos.


Podemos também investigar qual a idéia que temos feito sobre nós mesmos nestes maus momentos e se esta idéia é verdadeira.


Talvez consigamos compreender que estamos "carregando" em nossas cognições e possamos criar um plano para que essas dúvidas ou percepções equivocadas diminuam e, por fim, deixem de atrapalhar a nossa meta.


As cognições equivocadas já foram pesquisadas e denominadas como ERROS COGNITIVOS.



quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O P.A.N vicia e adoece pessoas mais que qualquer droga.


Tenho utilizado a abordagem da Terapia Cognitiva em mínha vida, com meus familiares, com meus pacientes, com profissionais através de cursos e supervisão, com treinamento de pais e professores e com a população através de palestras e da mídia, sempre atestando os benefícios alcançados decorrentes do trabalho de Evidências Contra os P.A.Ns.

Venho combatendo os P.A.Ns desde 1999, sendo que durante este período tive oportunidades de estar e aprender com experts nacionais, como a Dra. Ana Maria Serra e a Especialista Êdela Nicoletti, e internacionais, como Arthur Freemann, Frank Dattilio, Paul Salkovskis, Mark Reinecke, Judith Beck, entre outros.

Desde 2003, quando fundei o CTC Bauru (http://www.ctcbauru.com.br/), venho trabalhando no sentido de divulgar o paradigma de Aaron T. Beck o qual enfatiza que "não são as situações que determinam as nossas emoções, mas sim a maneira como as construímos".

Durante estes anos aprendi que os P.A.Ns são poderosos, capazes de comprometer a nossa qualidade de vida. Eles nascem nos homens e se expressam em suas atitudes. Eles não são pensamentos inofensivos. Como o nome enfatiza, eles são pensamentos automáticos e negativos; são pré-conscientes e são uma expressão das crenças que que estão em nosso inconsciente.

Diante de um evento, uma situação em foco sempre é avaliada pela nossa percepção imediata e processada segunda as crenças que desenvolvemos durante o nosso desenvolvimento resultando, em seguida, em respostas cognitivas, emocionais, fisiológicas, motivacionais e comportamentais. Esse modo de pensar vai se esquematizando e tornando-se um padrão com o qual respondemos automáticamente o que percebemos.
Considerando que essas percepções, automáticas e padronizadas, nem sempre correspondem ao evento real, mas que têm grande influência em nossas atitudes imediatas corremos o risco de comprometer a nossa evolução pessoal, social e ambiental.
Devemos enfrentar os P.A.Ns e evitar que continuem prejudicando nossas vidas! Eles são drogas que viciam e adoecem pessoas.

Arnaldo Vicente - Coordenador Geral do CTC Bauru - SP - Brasil