TCC 2015

TCC 2015

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O conteúdo dos P.A.Ns.




Nossas cognições, ou sejam, nossos pensamentos, idéias, crenças, valores, sensações e imagens resultantes do que percebemos interna e externamente compõem os P.A.Ns.


Ao identificar nossas cognições podemos analisá-las e verificar se estão coerentes com a realidade.


Exemplo: Podemos dizer que temos um relacionamento horrível, insuportável com alguém, mas não conseguimos nos separar desta pessoa, que continuamos com ela e que isto nos deixa triste e desesperançoso.


Podemos verificar se o relacionamento é mesmo horrível durante o tempo todo ou se apenas em alguns momentos. Podemos verificar se estes momentos são mais importantes que aqueles em que estamos nos relacionando bem ou razoávelmente bem.


Podemos nos perguntar se é mesmo verdade que não suportamos os momentos de insatisfação ou se na verdade somos menos vulneráveis do que imaginamos.


Podemos nos perguntar o que queremos neste relacionamento, que meta nos motivou a iniciá-lo e quanto está meta é prejudicada pelos momentos ruins e beneficiada pelos bons momentos.


Podemos também investigar qual a idéia que temos feito sobre nós mesmos nestes maus momentos e se esta idéia é verdadeira.


Talvez consigamos compreender que estamos "carregando" em nossas cognições e possamos criar um plano para que essas dúvidas ou percepções equivocadas diminuam e, por fim, deixem de atrapalhar a nossa meta.


As cognições equivocadas já foram pesquisadas e denominadas como ERROS COGNITIVOS.



Nenhum comentário: