TCC 2015

TCC 2015

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O P.A.N vicia e adoece pessoas mais que qualquer droga.


Tenho utilizado a abordagem da Terapia Cognitiva em mínha vida, com meus familiares, com meus pacientes, com profissionais através de cursos e supervisão, com treinamento de pais e professores e com a população através de palestras e da mídia, sempre atestando os benefícios alcançados decorrentes do trabalho de Evidências Contra os P.A.Ns.

Venho combatendo os P.A.Ns desde 1999, sendo que durante este período tive oportunidades de estar e aprender com experts nacionais, como a Dra. Ana Maria Serra e a Especialista Êdela Nicoletti, e internacionais, como Arthur Freemann, Frank Dattilio, Paul Salkovskis, Mark Reinecke, Judith Beck, entre outros.

Desde 2003, quando fundei o CTC Bauru (http://www.ctcbauru.com.br/), venho trabalhando no sentido de divulgar o paradigma de Aaron T. Beck o qual enfatiza que "não são as situações que determinam as nossas emoções, mas sim a maneira como as construímos".

Durante estes anos aprendi que os P.A.Ns são poderosos, capazes de comprometer a nossa qualidade de vida. Eles nascem nos homens e se expressam em suas atitudes. Eles não são pensamentos inofensivos. Como o nome enfatiza, eles são pensamentos automáticos e negativos; são pré-conscientes e são uma expressão das crenças que que estão em nosso inconsciente.

Diante de um evento, uma situação em foco sempre é avaliada pela nossa percepção imediata e processada segunda as crenças que desenvolvemos durante o nosso desenvolvimento resultando, em seguida, em respostas cognitivas, emocionais, fisiológicas, motivacionais e comportamentais. Esse modo de pensar vai se esquematizando e tornando-se um padrão com o qual respondemos automáticamente o que percebemos.
Considerando que essas percepções, automáticas e padronizadas, nem sempre correspondem ao evento real, mas que têm grande influência em nossas atitudes imediatas corremos o risco de comprometer a nossa evolução pessoal, social e ambiental.
Devemos enfrentar os P.A.Ns e evitar que continuem prejudicando nossas vidas! Eles são drogas que viciam e adoecem pessoas.

Arnaldo Vicente - Coordenador Geral do CTC Bauru - SP - Brasil

Nenhum comentário: