TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 22 de julho de 2008

A Procrastinação do Senhor B.





O senhor B diz que tem "patinado" nas atividades". Diz que não sabe se é procrastinação ou se não deu mesmo (tempo) para realizar algumas atividades.

O seu PAN: Não consigo fazer as coisas direito (Sou inadequado).

Ele fez duas lista:
1- O que não deu (tempo) mesmo: ele colocou atividades que não estavam sendo realizadas, mas que não dependiam dele.

O seu PAN: Preciso falar com as pessoas, mas e se elas acharem ruim? (Serei visto como inadequado).

2- O que teria dado (tempo) se não tivesse procrastinado: ele colocou atividades que dependiam dele: organizar a mesa de trabalho e usar a agenda.

O seu PAN: "...depois eu dou jeito."

Questionado sobre seu pensamento: "...depois eu dou jeito" o Senhor B disse que isto sempre acontece e ele deixa de realizar a tarefa em questão.

Questionado se acreditar que "...depois eu dou jeito" gerava um sentimento positivo, ele cofirmou.

Questionado se este sentimento lhe dava a sensação de poder, controle e confiança, ele confirmou.

Questionado se esta confiança ajudava-o a realizar suas tarefas, ele considerou que não ajudava.

Questionado se poderia ser uma confiança escessiva, ele confirmou.

Questionado se era uma previsão não comprovada (mágica) ele confirmou, e acrescentou que acabava por assumir mais compromissos do que poderia dar conta.

Questionado se o montante de compromissos assumidos estrapolava sua agenda(real) ele confirmou.

Questionado se a confiança inicial permanecia, ele esclareceu que não continuava e isto fazia-o sentir-se inseguro e evitar (procrastinar) envolver-se na realização da atividade. Ou seja, no início sentia-se confiante, 100% capaz (otimismo irrealista) e depois sentia-se sem auto confiança, incapaz (% ?, pessimista).
Foi explicado ao Senhor B os conceitos de erros cognitivos de Permanência e Abrangência na formação da depressão e da desesperança. Ele confirmou que já se sentira em depressão e com desesperança.

Questionado sobre o que poderia fazer sobre estas questões: propôs realizar as duas tarefas que dependem dele: organizar a mesa (15 minutos) e usar a agenda (15 minutos).

Proposto que monitorasse e desafiasse o seu pensamento " ...depois eu faço" ele concordou.

O Senhor B, vem fazendo progressos, realizando gradualmente suas tarefas, com isto tem percebido e se beneficiado de seu perfil de empreendedorismo e criatividade.

Nosso planejamento de intervenção contempla neste momento a evolução de seus recursos pessoais e prepara-o para lidar com seus resgates (outras pessoas) sem a preocupação (100%) de ser visto como inacapaz (100%) ou inadequado (100%).

Nenhum comentário: