TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ética e Sentido da vida



As atribuições que fazemos sobre os eventos são influenciadas e influem na nossa postura frente a vida.
Enquanto não temos consciência do quanto nossas atitudes podem proporcionar bem estar a nós e ao ambiente temos uma tendência a dirigir o nosso foco para as nossas necessidades primárias de amparo e afeto. Sentimos falta, necessidades e reagimos prontamente de modo a providenciar a nossa satisfação.
Na medida que crescemos tomamos contato com a nossa limitação em ser correspondido prontamente em nossas necessidades; não somos 100% competentes. Aprendemos que temos que esperar e tolerar a sensação da falta e descobrir que na maioria das vezes ela é passageira e limitada. Quando este aprendizado não ocorre, principalmente de acordo com as expectativas alheias, nos sentimos violados e nos tornamos intolerantes e então podemos acreditar que para continuarmos sendo amparados e estimados precisamos ser adequados.
Em seguida descobrimos que também as pessoas apreciam serem amparadas e estimadas, passamos a ter consciência de nossos poderes de influência, persuasão e promoção ao bem estar do outro. Neste momento o nosso aprendizado adquirido na relação com nossos cuidadores, passa a ser expressado em nossas atitudes interpessoais. São imitações comportamentais movidas pela cognição de: - "Assim é o certo, assim que dá certo". Emprestamos as atitudes alheias e aos poucos vamos adaptando às nossas próprias cognições: -"Esta dá certo, esta não" .
Utilizamos o egocentrismo onde somos o centro do mundo e as pessoas podem nos servir se soubermos como agir. Somos 100% competentes e quando algo não dá certo nos sentimos incompetentes ou sabotados pelo outro que nos acham inadequados ou não estimáveis. Pensando assim implementamos estratégias de maior controle e pressão: impressionando, ameaçando, ignorando, chantageando ou agredindo. É a luta do SÓ EU contra o mundo, vale tudo e sem nos dar conta saimos do egocentrismo para o egoísmo.
Nossas necessidades aumentam, elas são um fluxo contínuo vital. Nos damos conta que por mais que nos bastemos ainda é pouco; o outro ainda continua tendo um importante papel na busca da satisfação pelas nossas necessidades. É neste momento que podemos ter cognições de que a vida é uma ameaça da qual não damos conta (ansiedade generalizada), ou que não adinta mesmo se esforçar (depressão) ou, ainda, acreditar que o melhor mesmo é desistir por que viver é insuportável (ideações ou comportamentos suicidas).
Neste movimento podemos visualizar o quanto podemos ser influenciados pelas atitudes dos outros quanto a formação de nossas próprias idéias, valores e princípios sobre o qual o sentidoda da vida e qual a melhor forma de proceder para se direcionar no sentido escolhido.
As distorções nos levam ao vazio e a falta de sentido, é apenas uma questão de tempo; e também nos confundem quanto ao que é ético nesta busca.
Conheça nossos bloggers e
Arnaldo Vicente.

Nenhum comentário: