TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A idéia chave da ansiedade - Eu não vou aguentar, será insuportável!


Crença de Vulnerabilidade: - Eu não vou aguentar, será insuportável!
Ao acreditar nesta crença ativamos todas as nossas defesas que compõem o nosso Esquema de Vulnerabilidade.
Exemplo 01- Senhorita A (ciúmes patológico)= Eu não vou aguentar perder meu namorado, mas se eu conseguir agradá-lo sempre ele ficará comigo e não sofrerei o insuportável. Devo agradá-lo, ser gentil, compreensiva, tolerante, dedicada, priorizá-lo, ser bela, interessante, perfeita,...
Exemplo 02- Senhor W (s. pânico)= Eu não vou suportar passar mal no banco diante de tantas pessoas, mas se eu pedir para minha esposa ir até lá evitarei o pior. Ou ainda, se eu levar meu lexotan poderei tomá-lo e ficar bem. Devo levar meu comprimido ou não ir.
Exemplo 03- Senhor V (alcolista) = Eu não vou suportar o meu serviço, vou ficar nervoso e ser demitido, mas se eu beber algo escondido vou conseguir me controlar. Devo levar aguardente num vidro escondido.
(Fase avançada) - Eu não vou conseguir ficar sem àlcool, mas se eu beber ficarei melhor. Devo beber agora.
Exemplo 04- Rapaz B (fobia social)= Eu não vou suportar ser visto como chato pelas moças, mas seu eu beber vou criar coragem e falar sem sentir vergonha. Devo beber antes de paquerar.
Existem muitos outros exemplos, mas a pergunta é:
- Qual a Evidência a favor desta crença? Como a pessoa sabe que não vai aguentar? Que será insuportável?

Nenhum comentário: