TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Desafio 01: Como estou usando a TC para emagrecer com a dieta da sopa.



Monitoração Diária de Pans e dos comportamentos durante a minha Dieta da Sopa.


13 de janeiro de 2008 - domingo:
Proposta: 7ºdia: Sopa + arroz e suco de frutas: dê preferência ao arroz integral e aos sucos sem açúcar e legumes à vontade. Tome a sopa uma vez ao dia.
00:00 hs, no jantar de formatura da minha sobrinha. Pois é, inicio este último dia da Dieta da sopa tendo um jantar especial pela frente. Posso afirmar que minha meta de emagrecer já foi alcançada, cheguei em 76 kilos e 400 gramos, são cinco kilos e 300 gramos a menos e estou me sentindo muito bem, portanto estou negociando a seguinte proposta no jantar:
- Comer para atender a fome e não a ansiedade de comer levado pelo argumento de que não há jantares especiais todos os dias. Posso lembrar que tem muitas coisas boas que não fazemos todos os dias e não ficamos ansiosos. Durante o dia executar a dieta.
No jantar foi tranquilo, pois não era um jantar, mas tábuas de frios e pães. Comi alguns pedaços de queijos (variados) e poucos de pães; meio copo de cerveja e meio de vinho; coca light e muita àgua.
De manhã, em casa: suco de uva.
Almoço: arroz integral, legumes e sopa.
A tarde: sucos.
Jantar: sopa, legumes e suco.

Auto-conceito: Muito bom, muito feliz e satisfeito pelos resultados obtidos. Sou capaz e posso continuar me cuidando.

12 de janeiro de 2008 - sábado:
Proposta: 6ºdia: Sopa + bifes e legumes: coma até 3 bifes grandes e legumes na quantidade razoável. Tome a sopa uma vez ao dia.
De manhã, em casa: café. Não sinto fome. Minha ansiedade também diminuiu. Meu enfrentamento parece bom.
Almoço, em casa: sopa e carne. Muito gostoso.
A tarde, no clube: tomate e água antes do esporte. Pepino e àgua depois do esporte.
Jantar: sopa sem o acompanhamento da carne e legumes. Deixarei como crédito para o jantar de logo mais.
23:30 hs, no jantar de formatura da minha sobrinha. Pois é, logo no final do penúltimo dia tenho um jantar especial pela frente; Pretendo fechar este dia com disciplina e com crédito da carne e legumes, já que amanhã não tem carne. Nada de permissões diferentes hoje. O resto conto amanhã, a partir da 00:00 hs.

Auto - Conceito: Muito bom. Fui muito bem nestes seis dias e coerente com a minha meta. Estou confirmando que o excesso de alimentação está ligado a falta de uma meta clara e prioritária. É como se estivesse andando em uma direção não estabelecida e improdutiva, sendo que este movimento pode gera um estado de confusão interna interpretado como instável, ameaçador e vulnerável. Ou seja sem metas clar as estratégias comportamentais são confusas e não pragmáticas.

11 de janeiro de 2008 - sexta-feira:
Proposta: 5ºdia: Sopa + bifes e tomates. Comer de 280 a 400 gramas de bife e 2 tomates médios ou 3 tomates pequenos, frescos e firmes. Beba de 6 a 8 copos de água. Tomar a sopa uma vez ao dia.
De manhã, em casa: sem fome. No CTCBauru: um cafézinho. "Estou sem fome".
Almoço, em casa: Carne! Tomate e soopa!
Tarde, no CTCBauru: um tomate.
Jantar: Sooopa e tomate.

Auto-conceito: Bom demais! Estou indo muito bem e me descobrindo como uma pessoa muito disciplinada. Agora a noite, cheguei em casa e tinha familiares tomando um lanche e nem pensei em acompanhá-los (no lanche); depois fui levar meu filho e sobrinha na minha sogra, para aniversário do meu sobrinho, tinha bolo e coxinhas fresquinhas, digo quentinhas; levei-os e voltei para casa, que ninguém é de ferro! Meu peso? 77 kilos e 400 gramos! Antes? 81 kilos e 700 gramos. Ou seja: emagreci 4 kilos e 300 gramos. Disciplina é liberdade! Estou fazendo o que eu quero!

10 de janeiro de 2008 - quinta-feira:
Proposta: 4ºdia: Sopa + banana e leite desnatado: coma até 8 bananas e quantos copos de leite desnatado quiser, mais a sopa.

De manhã: 02 bananas e um copo de leite, café e àgua. "Será que só 08 bananas e leite vai me deixar bem? ...ops...esqueci que tem a sopa também! Ok.
10:00hs, CTCBauru: uma banana e um copo de leite com café. "Estou bem."
Dei uma volta e vi o Habib´s, senti saudades daquelas esfirrinhas abertas de calabresa, queijo... Que logo encontrarei novamente, sem exageros.
Almoço, em casa: Sopa (eu, esposa, filho e cunhado), duas bananas (faltam 03) e um copo de leite."Todo mundo entrou na sopa lá em casa e adorou, o tempero que a minha esposa fez ficou delicioso. A temperatura está alta, mesmo assim foi bom."
17:00hs, no CTCBauru: banana (6), leite e sopa. "Que calor!"
Jantar: sopa e vitamina de banana (7) com leite. Uma banana (8) e um copo de leite.

Auto-conceito: Ótimo, posso fazer coisas que pareciam difíceis, o segredo é não perder a motivação para a meta; enxergar os sinais de que estou no caminho certo para a meta e vivenciar um bem estar a cada dificuldade que se mostra, perceber as próprias cognições automáticas (metacognição) e lidar com elas. Nas cognições de ansiedade combater os pans de imediato e registrar como a previsão do fracasso estava errado. Hoje comentei com meu filho Vinícius como estava ficando claro a diferença em vivenciar o estado de FOME do estado de VONTADE DE COMER. No primeiro a manifestação é orgânica e é imperativa, no segundo o organismo nem consultado é quanto a estar com fome ou saciado."


09 de janeiro de 2008- Quarta-feira:
Proposta: 3ºdia: Sopa + frutas e legumes: tome e coma quanta sopa, legumes e frutas desejar.

00:45hs: Uvas e àgua de côco. - "Que delícia, é bom adoçar a boca! Vou dormir."
De manhã: muita àgua e café.
As 10:30hs, no CTCBauru: Tomates, ameixas e maçã. "Que delícia!". Minha cintura que era de 99cm já foi para 96cm. Estou mandando bem!
"Antes do almoço lsenti leve tontura e me deu uma sensação de que poderia não estar fazendo algo bom. Refutei lembrando da meta, dos benefícios e do bem estar que senti na maior parte do tempo. Conclui que estou fazendo algo para o meu bem. Fiquei disposto a continuar."
Almoço, em casa: Sopa, cenouras, beterraba, hinhame, couve-flor, tomata, alface e as frutas; manga, uva, melancia e ameixas vermelhas.
Ao chegar para o almoço senti um cheirinho bom de peixe merluza. "Que pena, é tão bom! Refutei: é mesmo bom, mas poderei comer em outro momento. Fiquei bem e almocei."
A tarde, no clube: uvas, melancia, abacaxi, ameixa, pera e mamão. Muita àgua.
Jantar: Sopa, tomates, pepino, cebola, abobrinha. Manga, chá verde, ameixa e mamão.

Auto-conceito: Boa notícia: perdi mais 1Kilo e 200 gramos.
Estou gostando do meu desempenho, percebi que tenho um esquema comportamental onde já estou habituado a agir automáticamente em algumas situações sem questionar a meta e o benefício do comportamento automático.
Exemplo: No clube toma-se cerveja, come-se churrasco e conversa-se e ri muito; no mercado compra-se coisas gostosas como pizza, queijos, etc.
Porquê? Por que eu gosto de coisas gostosas.
Para quê (para qual meta)? Não sei...(é a primeira resposta). A meta não ficou clara, talvez porque seja fruto do esquema de vulnerabilidade: faço e fico menos ansioso, menos vulnerável. Lido bem, sou capaz (esquema primário de competência)!

***
08 de janeiro de 2008 - Terça feira:
Proposta: 2ºdia: Sopa + todos os legumes: tome a sopa, com legumes crus ou cozidos e folhosos. Não consumir feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. Jantar pode comer uma batata grande cozida com manteiga. Lembre-se: hoje não coma frutas.

Acordei bem consciente dos resultados que alcancei e confiante em dar continuidade na meta.
De manhã, em casa: Café.
As dez, no CTCBauru: tomates e cenouras cruas. "Que delícia, lembrei que fazia isto na infância."
No almoço em casa: Sopa, cenouras, mandioca e mandioquinha cozidas, quiabo, beterraba e café.
A tarde no CTCBauru: sopa com mandioquinha, cenouras, tomate e cenoura crua.
A noite: Sopa com mandioquinha e cenouras cozidas.

Auto-conceito: Continuo conectado a meta e confirmando que estou indo muito bem. Recebi uma injeção de ânimo quando fui me pesar e verifiquei que já perdi 2 kilos exatamente!
***
07 de janeiro de 2008 - Segunda-feira: dia mundial do regime (será que há evidências contra?)
Resolvi que está na hora de sair dos meus 81 Kilos e 700 grs. Pensei que é um bom momento nos meus 50 anos para ampliar o auto-cuidado.

Portanto, o primeiro dia da tão falada Dieta da Sopa:
Proposta: 1ºdia: Sopa + todas as frutas: coma todas as frutas (exceto banana). Melancia e melão tem menos calorias. Para beber: chá, café, suco de uva - sem açúcar e água à vontade.

De manhã, em casa: Café, pessegos, ameixas vermelhas e maça; no CTCBauru: mais pessegos, maça e ameixas.
No almoço, em casa: Três pratos de sopa, uvas, mais pessegos, manga, melancia e ameixas.
Realmente está mais fácil do que parecia.
A tarde no CTCBauru: manga, mamão, pessego e maça.
A noite, em casa: dois pratos de sopas, mamão e muita uva.

Auto-conceito: - Estou de parabéns, sou mesmo capaz de fazer o que é bom para mim. Que bom que posso receber o apoio e o de minha esposa. Ela também está de Parabéns!

O que me ajudou foi que avaliei a situação e vi que é possível vencer este primeiro dia: o que de pior poderia ocorrer, não ir adiante e poder recomeçar. E de melhor? Começar a perder alguns quilos e me sentir melhor. O mais realista: tenho recursos pessoais e de resgate, posso começar.

Um bom exemplo de recurso de enfrentamento é saber que devo diferenciar entre a fome que é um esquema de sobrevivência e a vontade de comer que, para mim, está ligada a um esquema de vulnerabilidade de compensação: "Parece que está faltando alguma coisa e não vou suportar, a não ser que eu faça qualquer coisa que me tranquilize (comer)." Sei que isto não é verdade e que o mal estar é passageiro, posso aguentar sim. Devo me focar nas minhas possibilidades de alimentos, de acordo com as regras para alcançar a minha meta. Gosto de sopas, de frutas e legumes.

Quanto aos resgates: minha esposa também iniciou a dieta comigo. Li a saga do pessoal da Ana Maria Braga que fizeram esta dieta e a entrevista do imunologista Marion Grillparzer.


Ingredientes:
- 1 berinjela média
- 1 nabo médio
- 2 maços de cebolinha verde
- 2 latas de purê de tomates
- 1 maço de aipo ou salsão
- 1 repolho grande
- 1 pacote de sopa de cebola
- 1 cebola média picada
- 3 cenouras médias
- 2 xícaras de vagem picada
- 4 litros de água


Modo de Preparo:

Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra com água. Ferva rapidamente por 10 minutos. Abaixe o fogo e mantenha em ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos. Se desejar: tempere a gosto com sal, pimenta, curry, salsa, etc.

Acompanhamento para a sopa

1ºdia: Sopa + todas as frutas: coma todas as frutas (exceto banana). Melancia e melão tem menos calorias. Para beber: chá, café, suco de uva - sem açúcar e água à vontade.

2ºdia: Sopa + todos os legumes: tome a sopa, com legumes crus ou cozidos e folhosos. Não consumir feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. Jantar pode comer uma batata grande cozida com manteiga. Lembre-se: hoje não coma frutas.

3ºdia: Sopa + frutas e legumes: tome e coma quanta sopa, legumes e frutas desejar.

4ºdia: Sopa + banana e leite desnatado: coma até 8 bananas e quantos copos de leite desnatado quiser, mais a sopa.

5ºdia: Sopa + bifes e tomates. Comer de 280 a 400 gramas de bife e 2 tomates médios ou 3 tomates pequenos, frescos e firmes. Beba de 6 a 8 copos de água. Tomar a sopa uma vez ao dia.

6ºdia: Sopa + bifes e legumes: coma até 3 bifes grandes e legumes na quantidade razoável. Tome a sopa uma vez ao dia.

7º dia: Sopa + arroz e suco de frutas: dê preferência ao arroz integral e aos sucos sem açúcar e legumes à vontade. Tome a sopa uma vez ao dia.


Enviada para o programa mais você por:

Ana Maria Braga e Louro José

OS BENEFICIOS DA DIETA DA SOPA - ENTREVISTA COM UM IMUNOLOGISTA: Marion Grillparzer.

1. é mágica ou da pra realmente emagrecer.

Da sim, Temos 6 anos de experiência. Nossos pacientes perdem de 4 a 6 kg em 1 semana e se sentem renovados.
A dieta é pratica e pode ser feita por qualquer pessoa. Pode ser feita também apenas por 3 dias para desintoxicação.

2. é saudável?`
Com certeza. É uma dieta medica Ela aumenta o sistema imunológico e desintoxica o organismo em todos os níveis.
A maioria das dietas bloqueia o mecanismo de desintoxicação. A dieta do Dr. Atkins (proteínas) pode causar artrite, pois os rins não conseguem filtrar.

3. Qual o ingrediente mais efetivo na sopa?
O principal é o repolho. Cada 100 gramas possui apenas 22 calorias. Alem de ser rico em fibras.O corpo gasta mais energia digerindo o repolho , do que recebe através da sopa.
Quanto mais se consume repolho mais calorias se queima.
Alem do mais repolho possui vitamina B12 e C. A carência de vitamina C é uma das causas da obesidade.

4. como amenizar os efeitos causados pelo repolho?
Acrescente na água da sopa um punhado de flores de camomila ou tome chá de camomila.

5. Dizem que toxinas não existem…
Existem. Não da pra ter idéia do que um cachorro quente faz no nosso corpo .
Uma alimentação errada desequilibra os níveis de pH no organismo. O corpo fica mais acido. Sedimentos ácidos se formam. As estruturas das células “queimam” – conclusão - toxinas.

Aparecem o cansaço, a circulação sanguínea é prejudicada. Levando ao aparecimento de reumatismo, artrite e artrose. O corpo armazena uma quantidade enorme de água pra neutralizar a acidez. Por isto algumas pessoas tem uma aparência inchada.

6. João e Maria foram alimentados com doces pela bruxa para engordarem rápido. é verdade que muito doce engorda?
Sim, é uma “engorda “ de insulina.

Carboidrato em forma de cerveja, doces, açúcar e farinha branca elevam os níveis de insulina e “engordam” o fígado. 85% dos alemães tem um “fígado gordo”.
Isso significa que o órgão mais importante do nosso corpo, o fígado, responsável pela limpeza do organismo, não pode trabalhar corretamente. Acarretando diabetes do tipo II e artrite.

Nosso corpo armazena metais pesados e outras substancias tóxicas.A digestão e o metabolismo se tornam comprometidos. A pessoa engorda ainda mais, se instala o cansaço crônico, o sistema imunológico enfraquece, as veias calcificam….levando a um enfarte ou derrame.

7. E como a exatamente a sopa de repolho desintoxica?
A sopa de repolho é uma drenagem em quatro níveis: digestão, sistema linfático, circulação sanguínea e sistema imunológico. Todas as toxinas saem do corpo.

8. A sopa limpa o corpo por inteiro?

Sim cada ingrediente tem um efeito especifico. Os legumes com suas fibras limpam o intestino. Possuidores de substancia imunológicas, como flavonoides, que ativam os anticorpos do sistema imunológico, que “matam” 3 vezes mais “inimigos “ do que normal.


Nenhum comentário: