TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 23 de setembro de 2008

COMO A CRIANÇA PODE SER AJUDADA AO PERDER UM ENTE QUERIDO?

As crianças experimentam fortes sentimentos, até mesmo antes dos quatro anos, quando ainda não entendem...
As crianças experimentam fortes sentimentos, até mesmo antes dos quatro anos, quando ainda não entendem o que é a morte. O sentimento da perda aos poucos se transformará em sentimentos de saudade e a criança voltará a viver de uma forma saudável junto aos outros entes queridos.





1- Na perda as crianças também têm sentimentos fortes?


Sim, até mesmo antes do quatro anos, quando ainda não entendem a morte como os adultos. A ansiedade, a raiva, a tristeza e mesmo a depressão são sentimentos humanos. Nas crianças sua intensidade tende a ser maior uma vez que ainda não consegue entender ou intervir nos seus pensamentos.





2- As crianças demoram o mesmo tempo que os adultos para ficarem bem?


Em sua maioria não. As crianças têm uma forma mais otimista que os adultos e isto faz com que acreditem que mesmo os eventos negativos são passageiros.





3- As crianças podem se sentir culpada pela perda da pessoa querida?


Sim. A criança tem facilidade em acreditar que é responsável por tudo o que ocorre de bom, ou de ruim, a sua volta. Com a ajuda dos adultos pode perceber que isto não é verdade.





4 – Quando a criança entende o que é a morte?





Depende da idade delas:


- as crianças de até três anos não conseguem perceber claramente que a morte é definitiva e irreversível, mas entendem que não mais brincará com o seu avô ou sua mãe não a levará mais para a escola.





- as mais velhas percebem que a morte é algo natural e precisam de explicações concretas para entendê-la como a pessoa que morreu não vai mais se mexer, abrir os olhos, falar ou comer.





- a partir dos 12 anos ela já consegue entender o processo de morte.





- Ela vê, escuta e sabe o conceito do que é acabar. As perguntas sobre a morte iniciam-se por volta dos cinco anos.





5 – Como informar a morte a uma criança?





- Uma oportunidade para começar a falar da morte e ajudar a criança absorver isso como natural é a morte de uma planta ou de uma flor ou até mesmo conversar sobre o animalzinho de estimação que ficou doente e morreu.


- Falar sobre o processo de envelhecimento, principalmente se a criança tiver exemplos como um avô, e o porquê da morte também contribui para o entendimento menos traumatizante.


- Outra forma de expor de forma concreta esse acontecimento infeliz é através de livros, que podem auxiliar os pais na hora de conversar com as crianças

Nenhum comentário: