TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 23 de setembro de 2008

COMO ENVELHECER SAUDÁVEL?



Nosso envelhecimento começa naturalmente no dia em que nascemos, o que não depende de gostarmos, ou não. Ocupar-se em ter e oferecer qualidade nesta fase da existência é a diferença que nos proporciona uma vida saudável e feliz.


1- Relembrando, quantos são os idosos no Brasil, hoje?


- São 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da nossa população.(IBGE Censo 2000)


- Vida média: de 68,6 anos. 2,5 anos a mais do que no início da década de 90.


- Desde 1991 cresceu 17%.


2- Quanto se estima que serão em 2020?


- Serão 30 milhôes de pessoas, 13% da nossa população.


- O tempo de vida média será de 70,3 anos.


3- Embora muitos idosos estejam numa condição de violência doméstica, é importante reconhecer que existem aqueles que são bem tratados. E também aqueles que tem uma postura de atividade e de decisão na vida da família. Não é mesmo?


- Sim, mais de 60% dos idosos são chefes de família, segundo o Censo de 2000.


- 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas.


- Nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos.


- Além disso, 54,5% dos idosos ainda sustentam os seus filhos.


4- É possível ser um idoso saudável?


R- Sim, seguindo algumas recomendações como:


- Mudar sua atitude sobre a velhice, ou seja: ter bons pensamentos para não adoecer a mente; bons sentimentos para não adoecer o coração e bons comportamentos para não adoecer o corpo.


5- Quais são os bons comportamentos para não adoecer o corpo?


- Evitar comportamentos que levem ao acidentes, inclusive em casa.


- Evitar comportamentos que causam as doenças. Elas são as verdadeiras responsáveis pelas deficiências e disfunções atribuídas à velhice.


- Fazer atividades físicas, evitando a inatividade ou o sedentarismo que é responsável pela progressiva disfunção dos idosos. O desuso prejudica mais que a idade.


- A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios.


- Não fazer uso indiscriminado de medicamentos.


- Alimentar-se corretamente, nessa fase da vida, há redução da massa muscular, por isso, a dieta precisa ser rica em proteínas.


- Controle seu peso.


- Desenvolver comportamentos de segurança no dia a dia: evitando assaltos e golpes: exemplo: não pedir ajuda a estranhos no banco.


6- Quais são os bons sentimentos que não adoecem o coração?


- Amor, alegria, amizade, etc,.em qualquer quantidade.


- Tristeza, medo, irritação, etc, em pequenas doses.


- Pânico, depressão e desesperança em levíssimas doses.


7- Quais são os bons pensamentos para não adoecer a mente?


- São os pensamentos que revelam a realidade como ele é, e não como se imagina: - A velhice me trouxe mudanças e isto é natural (não um castigo)


- Ou que quando consideram a imaginação são cheios de conteúdos positivos. – Minha velhice será de bons momento. (Daqui para sempre só vai piorar)


- São os pensamentos que não tratam as coisas passageiras como se fossem para sempre. - Esta gripe vai passar ( A gripe acaba comigo)


- São os pensamentos que não tratam as coisas que são específicas como se fossem um rótulo. - Meu filho não veio aqui hoje. ( Ele nunca vem mesmo)


- São os pensamentos que não desconsideram as qualidades focando só os defeitos. – Hoje não consigo fazer algumas coisas, mas aprendi a gostar de outras. (Estou velho, não posso fazer mais nada.)


8- Pensamentos, sentimentos e comportamentos, qual é o mais importante?


- A Organização Mundial de Saúde (OMS) já há muito tempo definiu saúde como um estado de bem estar bio-psíco-social, ou seja, um estado de equilíbrio entre todos os determinantes mentais, emocionais e físicos do ser humano.


- No entanto, cada vez mais percebemos que a “ chave que transforma, mexe e contribui diretamente para nossa saúde” é a do pensamento. Ou seja, pensamentos maus contribuem para o mal estar emocional e físico e comportamental. Enquanto os bons...


- Exemplo no caso dos medicamentos:


- “ Só fico bem com remédios. Minha vida está boa porque tomo remédios.”


- Muitos ainda acreditam somente nos remédios e deixam de lado a participação ativa no processo de manutenção da saúde, não acreditando que podem gerar saúde em si mesmo.


- Essas crenças causam prejuízos.


- Os prejuízos são, portanto, de ordem clínica (pelos efeitos colaterais das drogas), de ordem social (pelos gastos) e de ordem emocional, visto que freqüentemente a decepção pela recuperação prometida e não alcançada deixa um forte sentimento de frustração e de descrédito nos outros e em si mesmo.


- È preciso estar entendendo bem os motivos de uso dos medicamentos e por outro cooperando para que o plano seja executado com precisão, seguindo os horários, doses e duração prescritas.


- O conhecimento desta realidade pode mudar completamente nossa atitude.


9- Resumindo: a recomendação é: cuide de seus pensamentos que você terá um bem estar emocional e geral.
Saiba mais: www.serasa.com.br/guiaidoso
CTCBauru – Rua Aviador Gomes Ribeiro 17-38 – Altos – 3227 1473 – www.ctcbauru.com.br

Nenhum comentário: