TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Controle urinário noturno se dá até os 5 ou 6 anos de idade.


Devemos sempre, elogiar os sucessos e ignorar, sem comentar, os "fracassos".
Sair das fraldas, controlando a emissão de urina e fezes, é conseguir aquilo que chamamos na medicina de "controle de esfíncteres". Ou seja, controle voluntário das "torneirinhas" naturais de nosso corpo.

Ao nascer o bebê não possui nenhum controle sobre os esfíncteres. Ele urina e evacua involuntariamente e o controle voluntário somente virá com o tempo.

Aí vem a pergunta :

E com que idade a criança adquire esse controle?

Bem, como todos os aspectos relacionados ao amadurecimento neurológico, existe uma grande variação individual.

A criança vai progressivamente adquirindo capacidades e habilidades, através de um fenômeno próprio dos organismos jovens, chamado de desenvolvimento neuro-psicomotor. Embora existam etapas bem definidas nesse processo, as diferenças são grandes e varia muito de uma criança para outra.

A pergunta freqüente dos pais é:

"Quando e como devo começar a treinar meu filho para tirar as fraldas?"

De modo geral, o controle esfincteriano se inicia por volta de 18 meses de idade. Para saber a hora certa, a dica é esperar que a criança comece a avisar ou indicar de alguma forma, que evacuou. Não é preciso ter pressa! O treinamento feito antes da hora pode trazer conseqüências muito desagradáveis para a criança e seu desenvolvimento.

Também é muito importante que este treinamento seja feito de forma natural, sem ansiedade, mantendo um ambiente tranqüilo e um relacionamento amoroso com a criança
O treinamento para controle da urina

Este treinamento só deve ser iniciado quando a criança já estiver evacuando normalmente no banheiro. Deve-se começar pelo período diurno, colocando-se a criança no banheiro para tentar urinar, a cada 3 horas aproximadamente. Sempre explicando o que se deseja e até imitando o barulho do xixi.

Devemos sempre, elogiar os sucessos e ignorar, sem comentar, os "fracassos".

O controle urinário diurno geralmente se consegue até os 2 anos e meio ou 3 anos, mas o noturno pode demorar até os 5 ou 6 anos de idade. Quando estes prazos (aproximados) são ultrapassados, dizemos que a criança está com enurese ( ato de urinar involuntariamente ), o que requer avaliação especial e eventualmente tratamento.


Autor: Dr. Edson Correia da Silva
Pediatra - Londrina - PR
E-mail: dredson@onda.com.br

Nenhum comentário: