TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PENSE BEM, VENDA MELHOR.


A realização pessoal acontece também quando temos uma realização profissional. Não importa a profissão, sempre estaremos formando idéias ao refletirmos sobre o nosso desempenho na mesma. Faz-se necessário conhecer essas idéias e examiná-las.
PENSE BEM, VENDA MELHOR.
Programa Rádio Mulher de 08 de fevereiro de 2006.
Consultor Arnaldo Vicente, Psicólogo Especialista em Terapia Cognitiva.
1- O que um vendedor pensa influi em suas vendas?
Com certeza. No momento em que avistam o cliente sua primeira reação é refletir e ter pensamentos sobre a situação.
2- Porque esses pensamentos influem tanto nas pessoas?
Por que esses pensamentos se congelam em convicções, ou seja, as pessoas imediatamente, automaticamente acreditam no que pensam.
Uma vez acreditadas essas convicções podem se tornar tão habituais que o vendedor nem se dá conta de que as tem.
Porém as convicções não ficam ociosas: tem conseqüências.
3- E quais são as conseqüências de acreditar nesses pensamentos automaticamente?
Eles são as causas diretas do que ele sente e do que ele faz em seguida.
4- Então as convicções podem estabelecer a diferença entre um vendedor desanimado e desistente, de um lado, e o de um vendedor animado e persistente, do outro?
É isso mesmo.
5- Em geral quais são os pensamentos do vendedor desanimado e desistente?
Depende da situação do momento.
6- Considerando que não é possível ter certeza se o cliente comprará ou não, o que ele pode pensar?
- Lá vou eu para receber mais um não. Detesto fazer isto. Fica irritado, tenso e vai até o cliente com má vontade.
7- E numa situação em que o cliente diz que está apenas olhando, o que ele pode pensar?
- Ele está me enrolando, devia ir enrolar em outro lugar. Fica irritado e se distancia do cliente.
- Eu devo mesmo ser muito ruim.
8- E quando consegue fazer uma boa venda, o que ele pode pensar?
- Pelo menos este não tomou apenas o meu tempo, mesmo assim não foi grande coisa. Fica ansioso e anda agitado sem estar preparado para uma próxima venda.
9- Em geral quais são os pensamentos do vendedor animado e persistente?
Também depende da situação.
10- Considerando que não é possível ter certeza se o cliente comprará ou não, o que ele pode pensar?
- Vamos ver o que ele precisa hoje. Fica animado e dá atenção, mostrando possibilidades de produtos ou plano de compra que o cliente nem imaginava..
11- Numa situação em que o cliente diz que está apenas olhando?
- Ele está interessado, vou ficar por perto. Fica animado, dá atenção e se interessa em saber o que o cliente está pensando sobre os produtos.
12- E quando consegue fazer uma boa venda?
- Mais uma vez consegui, eu estou ficando bom nisso. Fica animado, alegre, confiante e pronto para novas vendas.
13- Os vendedores desanimados e desistentes são pessimistas?
Exatamente. Eles têm, mesmo sem perceberem, pensamentos de que se as vendas não dão sempre certo então nunca venderão nada para alguém.
E mais: quando conseguem fazer uma venda já pensam nas que não conseguirão fazer.
Eles estão sempre insatisfeitos, mau humorados e desanimados.
Em geral ficam pouco tempo em cada emprego.
14- Os vendedores animados e persistentes são otimistas?
Exatamente. Eles têm, mesmo sem perceberem, pensamentos de que se conseguiram fazer uma venda isto é uma prova de que têm jeito para vendas e que podem ficar melhor a cada dia.
E mais: quando não conseguem fazer uma venda pensam que o cliente teve seus motivos para não comprar desta vez, mas poderão voltar e comprar num outro momento.
E lembram que se um cliente não comprou não significa que todos não comprarão.
Eles estão sempre aumentando sua satisfação, são pessoas bem humoradas e animadas as maiorias das vezes..
Em geral ficam no emprego um bom tempo, principalmente se sua empresa também for otimista..
15- Os vendedores pessimistas podem se transformar em vendedores otimistas?
É claro que sim.
Eles podem começar a se dar conta de suas reflexões e desafiá-las.
Verificar se estão bem fundamentadas na realidade.
Verificar se elas têm ajudado ou atrapalhado suas metas no trabalho.
E criar novas reflexões e ações para as situações em que se descobriu pessimista.
16- A pessoas devem investir em si mesmas ou devem esperar pela empresa?

As empresas modernas devem investir em seu pessoal tanto quanto investem no seu desenvolvimento e na tecnologia de seus produtos. Não basta uma mudança material é preciso associa-la a mudanças de atitudes, do empresário e de seus funcionários.
No entanto isto não tira a responsabilidade de que cada pessoa deve investir em si mesma e tornar-se um indivíduo cada vez melhor.
Lembrem-se
"Uma situação não determina como nos sentimos,
mas sim o modo com a construímos"

Nenhum comentário: