TCC 2015
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Terapia Cognitiva, o que é e como funciona nas dificuldades de aprendizagem infantil.
Este foi o título da palestra proferida pelo Psicólogo Arnaldo Vicente na Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil - Núcleo Regional de Marília-SP, durante a XII Jornada do Núcleo Regional da ABENEPI; ao lado da Prof. Dra. Carolina A.R.Funayama com a palestra Distúrbios da Aprendizagem. Arnaldo enfatizou que a metacognição...
Este foi o título da palestra proferida pelo Psicólogo Arnaldo Vicente na Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil - Núcleo Regional de Marília-SP, durante a XII Jornada do Núcleo Regional da ABENEPI; ao lado da Prof. Dra. Carolina A.R.Funayama com a palestra Distúrbios da Aprendizagem.
Arnaldo enfatizou que a metacognição, capacidade de perceber suas próprias idéias, e a postura otimista são as principais funções que vão auxiliar a criança que tem dificuldades de aprendizagem.
Identificação, Desafios de pans e Resolução de problemas e metas como reeducação e desenvolvimento de habilidades cognitivas no Transtorno de Aprendizagem.
Diferenças entre crianças e adolescentes, segundo a visão de TC, quanto a transtornos de:
- memória - atenção
- hiperatividade - dislexia
- Crianças e adolescentes sem transtornos de aprendizagem têm facilidade nos aspectos cognitivos:
- Metacognição;
- Desenvolver estratégias;
- Perceber e desafiar cognições disfuncionais
- Auto- instrução
- Auto-intervenção ou implementação
-Auto-regulação
- Automonitoração - Crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem têm dificuldade nesses aspectos cognitivos:
Postura Cognitiva: é realista otimista Postura Cognitiva: é pessimista ou otimista irrealista
Planejamento de Intervenção se fundamenta no desenvolvimento da Metacognição.
Ao desenvolver Metacognição a pessoa poderá:
- Perceber cognições disfuncionais.
- Desenvolver cognições alternativas.
-Desenvolver cognições funcionais
- Desenvolver estratégias
- Auto- instrução
- Auto-intervenção ou implementação
-Auto-regulação
- Automonitoração.
- Generalização de ganhos;
-Prevenção de recaídas.
Ganhos em curto prazo: aumento de sucesso quanto a alcançar suas metas, desejos e sonhos.
Ganhos em médio prazo: diminuição dos fracassos quanto a alcançar suas metas.
Ganhos em longo prazo: desenvolvimento de crenças alternativas e funcionais sobre a tríade cognitiva.
Objetivo: reestruturar cognições pessimistas em realistas otimistas, diminuição da depressão, ansiedade e da desesperança.
NÚCLEO REGIONAL DE MARÍLIA-SP
COORDENADOR
Silvia Regina Rodrigues Correa (Pedagoga)
Rua Rio Grande do Sul, 594
Marília –SP – CEP. 17515-170
Fone: (14) 433 2140 / 9703 3404
email: silviarrc@terra.com.br
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